Celulares da Xiaomi vão alertar usuários sobre baterias falsas e reduzir velocidade de recarga
A mais nova atualização do aplicativo Mi Security (versão 5.6.0) apresentou melhorias de estabilidade para smartphones da Xiaomi e outras pequenas mudanças, mas detalhes em códigos internos descobertos pelo XDA Developers revelam que a empresa prepara um alerta de “bateria não autorizada” que será exibido em dispositivos da marca.
Seguindo a ideia da Apple, a Xiaomi está preparando exibir alertas em smartphones que foram reparados com baterias terceirizadas falsas, podendo até mesmo limitar o carregamento para evitar danos ao dispositivo. De acordo com as imagens, vemos que o alerta diz ao usuário que a bateria do celular deve ser “substituída apenas por um serviço autorizado”, destacando que utilizar uma bateria não autorizada pode resultar em inchaço, superaquecimento e vazamento da bateria, ocasionando em explosões e danos graves.
Ao detectar uma bateria não oficial, o sistema operacional vai reduzir a capacidade de carregamento “para proteger o dispositivo”, indicando logo em seguida para que o usuário encontre uma assistência técnica autorizada. O XDA ainda destaca que, por enquanto, o aviso parece estar limitado apenas aos usuários chineses e não existem indícios de que o sistema de alerta deve ser liberado em outros países.