Marketing 5.0: O que é?
Marketing 5.0 é um conceito e movimento pautado pela combinação entre tecnologia e o fator humano para atrair, conquistar e ganhar a lealdade dos clientes.
A pandemia do Covid-19 motivou o isolamento social e medidas restritivas como as quarentenas e lockdowns, o que fortaleceu ainda mais o mundo digital.
É nele que as pessoas passaram a consumir e, em resposta, empresas tiveram que se adaptar a uma nova realidade – e fazer isso muito rapidamente.
Na contramão desse movimento, quem não se inseriu no ambiente online acabou enfrentando grandes dificuldades para se manter vivo no mercado.
O cenário acelerou as mudanças iniciadas pela popularização da internet, o que fez o marketing evoluir e atingir a escala 5.0
É um novo conceito, que une a tecnologia e o ser humano.
Mas afinal, como funciona o Marketing 5.0?
Através da inteligência artificial e do avanço tecnológico, o marketing 5.0 busca criar conexões com pessoas, atingir o lado emocional do cliente, apoiar causas justas, ter responsabilidade social e ambiente, resumindo, ser mais do que um robô.
Para isso, as marcas e empresas se apoiam a por uma simbiose homem-máquina.
A máquina aparece no processamento de dados, coleta de informações e gestão de conteúdo. Também no pensamento estruturado, descoberta de padrões, uso da lógica por algoritmos e escalabilidade de tarefas repetitivas e programáveis. Assim, as marcas se unem às máquinas para tornar o atendimento e todo o processo de marketing mais humano, e menos mecânico.