Metaverso: como se preparar pro futuro

30 / 08 / 2022
Tech News
Por i2GO

O termo metaverso tem sido alvo de muita curiosidade e pesquisas nas últimas semanas, mas você sabe o que é?

Este conceito é compreendido como um ambiente virtual super realista, com experiências quase idênticas com a vida real. Nele, as pessoas podem interagir, conviver, criar e consumir.

O universo paralelo vem evoluindo para além do entretenimento, já que muitas marcas estão investindo em jogos que imitam a vida real. O GTA RP, uma modificação online que funciona dentro do GTA (Grand Theft Auto), simula a realidade dentro de um servidor do jogo, onde os jogadores podem socializar, fazer compras ou até mesmo ir ao hospital virtual. A sigla ‘’RP’’ vem do termo roleplay, que significa justamente encenar, fazer de conta. 

Recentemente a Brahma Duplo Malte fez uma ação de marketing dentro do GTA RP, onde colocou um bar virtual dentro do servidor e assim, gerou atenção e muitos comentários na internet. 

Outro exemplo é a cantora norte-americana Ariana Grande, que realizou um show virtual no jogo Fornite e atingiu a marca de 1,1 milhão de espectadores onlines, e assim, faturou mais de $20 milhões de dólares com a sua presença quase real.

Aliás, tem muita gente comprando terreno no metaverso, para futuramente construir negócios digitais e faturar. Esses terrenos custam criptomoedas, possuem registro de propriedade e podem ou não valorizar com o tempo. E não para por aí, a Meta, a mesma empresa associada ao Facebook, divulgou um tutorial para criação das contas Metas e dos perfis Meta Horizon, a porta de entrada para o metaverso da companhia. Lançados globalmente, os dois identificadores deverão ser usados no lugar dos logins pessoais do Facebook e Instagram, que são hoje obrigatórios para o ingresso no sistema de realidade virtual. Ou seja, todos os usuários de dispositivos RV da Meta deverão, obrigatoriamente, se inscrever em uma Conta Meta para fazer seu login no metaverso. 

O olhar para o digital está cada vez mais ganhando força, principalmente entre a geração Z (público nascido a partir dos anos 2000), com isso a relação entre consumidor e marca também passa por modificação. O metaverso possui um infinito mundo de possibilidades, para isso as marcas precisam falar a língua desse público, ter a mente aberta e pensar que o mundo virtual também é um espaço para o seu negócio.