Tecnologia e futebol: Seleção brasileira usará anel inteligente para monitorar sono
O mundo aguarda ansioso pela competição internacional de futebol mais conhecida de todas, e neste ano uma novidade inteligente será usada a favor dos nossos jogadores.
Serão utilizados pela Seleção Brasileira, durante a Copa do Mundo no Catar, um anel inteligente, que monitora o sono e acelera a recuperação física dos jogadores. Para um acompanhamento personalizado, a CBF decidiu implementar esse recurso e assim, disciplinar mais efetivamente os atletas.
O aparelho é leve e pequeno. Com sua parte interna repleta de sensores capazes de monitorar dados corporais, como a frequência cardíaca. As informações e coleta de dados é em tempo real e pode ser acessado pela comissão e jogadores, através de seus smartphones.
Além de identificar o tempo de sono, o anel também pode reconhecer as diferentes etapas de descanso: é comum que todos passem pelo sono leve, moderado, profundo e REM (Movimento Rápido dos Olhos, em tradução livre do inglês).
Jogadores convocados com frequência foram autorizados a levar o anel para casa e utilizá-lo enquanto estão em seus clubes. Assim, a Seleção consegue fazer um acompanhamento contínuo deles.