Você conhece os 7 jogos que mais gastam a bateria do seu smartphone?
Sucesso entre crianças e adultos, aplicativos podem drenar completamente sua bateria em poucas horas
Aos poucos os jogos para celulares têm se popularizado no Brasil. Já existem milhares de games disponíveis e centenas sendo lançados todos os meses no mundo inteiro. Com toda essa quantidade existem jogos para todos os gostos e bolsos. Jogos de grandes franquias, jogos inovadores, jogos retros, jogos ridiculamente simples, jogos de propaganda (Advergames) entre muitos outros são um sucesso, principalmente entre as crianças. Mas você já se perguntou o quanto de bateria esses aplicativos consomem? Diversos são os motivos que os jogos podem drenar sua bateria, alguns pelos gráficos, outros pela necessidade de processamento constante ou diversas permissões necessárias. Nesse artigo vamos listar os seus maiores vilões.
Pokémon GO
Um sucesso desde o dia de seu lançamento, lá em 2015, Pokémon GO é um dos jogos favoritos de todo mundo. O jogo causou alvoroço e se transformou em um dos maiores sucessos da história dos aparelhos móveis com milhões de downloads anuais ao redor do globo, mas a jornada para capturar todos eles são árduas, principalmente para a sua bateria.
O game exige que você fica com sua conexão constantemente ligada, além de manter o GPS ligado e permitir acesso a diversas funções do aparelho, como: armazenamento, atividade física, câmera, contatos e outras opcionais como Bluetooth ou notificações permanentes.
PUBG Mobile
O famoso battle royale entrega uma experiência intensa de combate com grande nível de customização para que cada jogador possa criar seu armamento, além de diversas customizações de configuração para o jogador aproveitar ao máximo a experiência.
Por ter gráficos realistas, o jogo pode ser pesado para a maioria dos aparelhos. Não sendo suficiente, ainda é necessário conexão constante para carregar todas as informações em tempo real do jogo. Para quem gosta de competir, PUBG é uma ótima opção, desde que sua bateria de conta do recado.
Fallout Shelter
O título da Bethesda, baseado na franquia clássica, é um prato cheio para quem gosta de um bom jogo de estratégia e gerenciamento de recurso, além de um sistema de missões implementado ao longo e eventos sazonais com cosméticos mantém o jogo fresco mesmo depois de seis anos. Ouso dizer, que um dos melhores títulos da empresa na última década.
Qualidade cobra caro da sua bateria, necessitando de conexão ao salvar seu bunker na nuvem, e um ambiente próspero requer muito da capacidade de processamento de seu aparelho devido ao nível dos detalhes, trabalhando iluminação, animação de movimentos e cenários complexos para dar vida ao ambiente. É uma obra que honra a franquia, mas é melhor jogar próximo da tomada.
Call of Duty Mobile
A clássica série da Activision está presente nos celulares com um título que conta com diversos modos de jogo, todos em rede, e o hoje carro chefe da franquia, a versão battle royale que concede liberdade de como criar seu arsenal para as batalhas em um complexo cenário totalmente em HD contra diversos jogadores do servidor. Não bastando o espaço enorme que ocupa em disco, o jogo também drena sua bateria rapidamente pela necessidade constante de conexão para receber todas as informações em tempo real, e o gráfico leva a capacidade do seu celular ao limite. É um excelente título para os fãs da série e de battle royale, mas feito para celulares com bateria potente.
Genshin Impact
Com uma belíssima arte em cell shading e sistema de gacha amigável, Genshin Impact impactou, com o perdão do trocadilho, a indústria ano passado e chegou ao The Game Awards merecidamente. O RPG da chinesa miHoYo leva o jogador a Teyvat e conta com diversos personagens com diferentes personalidades e habilidades únicas.
A complexidade visual do jogo já cobrava muito da bateria, mas as últimas atualizações trouxeram ainda mais impacto na durabilidade. O jogo conta com diversos efeitos que sobrecarregam a CPU dos aparelhos e isso acaba drenando mais rápido a energia de seu celular. A obra é excelente e se mantém constantemente atualizada, mas estar presente no belo universo cobra uma taxa alta.
Clash of Clans
Perto de comemorar dez anos, o título da Supercell continua firme e forte e é um dos títulos que popularizou e fez cresce o gênero de estratégia dentros dos aparelhos móveis. O tower defense é um daqueles títulos que todos devem conhecer ao menos uma vez na vida pois, além do fator estratégia, apresenta um belo visual colorido contrastante que capta nossa atenção.
Mesmo não drenando tanto a bateria dos aparelhos como as versões anteriores, o título ainda pune seu aparelho em longas sessões ao demandar conexão o tempo todo enquanto controla seu exército nas batalhas.
League of Legends: Wild Rift
Investindo forte no setor de aparelhos móveis, com seu MOBA e também auto battler, a Riot amplia o leque de oportunidades e trouxe Summoner’s Rift para o alcance dos nossos dedos. O jogo encaixa perfeitamente na telinha e oferece diversão, e as vezes um pouco de dor de cabeça, para os amantes do título que domina o estilo nos PCs.
Pegar seu Yasuo M7 e ir para a rota do meio, no entanto exige bateria potente. O visual do jogo cobra uma boa parcela de sua bateria, mas ainda conta com a necessidade de conexão como aliada para apagar seu celular em longas sessões dentro do jogo. Mesmo com partidas mais rápidas do que o título original, o jogo cobra caro pela diversão.