Você sabe como o Bluetooth reproduz mídias do seu celular em aparelhos sem fio?

22 / 09 / 2021
Pocket Dicas
Por i2GO

Muitos já conhecem a tecnologia, mas poucos realmente sabem como todo o processo funciona

É muito provável que a tecnologia Bluetooth esteja presente na sua vida há bastante tempo, mas você já se perguntou como ela funciona? Nesse artigo iremos esclarecer todas as suas dúvidas e te mostrar como a mágica da conexão sem fio acontece.

O Bluetooth foi desenvolvido em 1989, mas só em 1999 é que tivemos o primeiro aparelho do mundo a utilizá-lo pela primeira vez. O produto escolhido foi um headset sem fio, que posteriormente deu lugar a criação dos primeiros celulares a contarem com essa tecnologia.

Atualmente o Bluetooth está difundido nos mais diversos tipos de aparelhos eletrônicos que você pode imaginar, sejam eles caixas de som, fones de ouvido computadores, celulares, videogames, e muito mais.

Como funciona

O Bluetooth nada mais é do que um sistema de comunicação sem fio que se utiliza de ondas de rádio de baixa potência para realizar a troca de dados entre dispositivos equipados com emissores e receptores desse padrão.

Ele faz o uso de 79 canais e uma frequência de 2,4 GHz, sendo usado principalmente para permitir streaming de áudio sem fio, e se tornou o protocolo de rádio padrão para alto-falantes sem fio, fones de ouvido e sistemas de entretenimento automotivos. O Bluetooth também equipa aplicativos de transferência de arquivos, como fotos e vídeos, entre outras aplicações.

Seu alcance de raio é considerado curto, embora existam alguns tipos de conexão Bluetooth que atinjam raios de 100 metros, a maioria dos dispositivos possui alcances curtos de 1 a 10 metros. Embora pareça como uma desvantagem, conexões sem fios a curta distância garante a segurança dos usuários

Com o Bluetooth, a segurança é maior ainda, porque, para toda conexão, precisa de uma chave oferecida pelo usuário, para que não seja transferido qualquer tipo de arquivo de qualquer dispositivo sem permissão. Atualmente, a função está disponível na maioria dos dispositivos como smartphones, computadores, scanners, fones de ouvido e consoles e seus respectivos joysticks.

Versões

Assim como qualquer tecnologia, O Bluetooth está em constante evolução, o que faz suas especificações mudarem e novas versões surgirem com o tempo. Não é por menos: necessidades sempre aparecem. A seguir, as versões do Bluetooth disponíveis atualmente:

Bluetooth 1.0

A versão 1.0 (e a versão 1.0B) representa as primeiras especificações do Bluetooth. Justamente por isso, os fabricantes encontravam problemas que dificultavam a sua implementação e a interoperabilidade entre dispositivos via Bluetooth — nesta época, a tecnologia ainda estava “crua”, por assim dizer. A velocidade padrão do Bluetooth 1.0 é de 721 Kb/s.

Bluetooth 1.1

Lançada em fevereiro de 2001, a versão 1.1 marca o estabelecimento do Bluetooth como o padrão IEEE 802.15. Nela, muitos problemas encontrados na versão 1.0B foram solucionados e o suporte ao RSSI (Received Signal Strength Indication), sistema que mede a potência de recepção de sinal, foi implementado. A velocidade padrão foi mantida em 721 Kb/s.

Bluetooth 1.2

Lançada em novembro de 2003, a versão 1.2 do Bluetooth tem como principais novidades conexões mais rápidas, melhor proteção contra interferências, suporte aperfeiçoado a scatternets e processamento de voz mais avançado. Nessa versão, também não houve alteração no limite de transferência de dados.

Bluetooth 2.0 + EDR

O bluetooth 2.0 surgiu oficialmente em novembro de 2004 e trouxe importantes aperfeiçoamentos à tecnologia: diminuição do consumo de energia, aumento na velocidade de transmissão de dados para até 3 Mb/s (2.1 Mb/s efetivos), correção das falhas existentes na versão 1.2 e melhor comunicação entre os dispositivos.

A velocidade maior dessa versão, na verdade, é “opcional”. Isso porque o Bluetooth 2.0 passou a contar com o padrão EDR (Enhanced Data Rate), que consegue praticamente triplicar a taxa de transferência de dados da tecnologia. Um dispositivo Bluetooth 2.0 não necessita obrigatoriamente do EDR para funcionar. Nesse caso, todas as características dessa versão estão presentes, mas a sua velocidade se mantém em até 721 Kb/s.

Bluetooth 2.1 + EDR

Lançada em agosto de 2007, a versão 2.1 do Bluetooth possui como principais destaques o acréscimo de mais informações nos sinais Inquiry (permitindo um processo de seleção apurado dos dispositivos antes de estabelecer uma conexão), melhorias nos procedimentos de segurança (inclusive nos recursos de criptografia) e melhor gerenciamento do consumo de energia. A sua velocidade é a mesma do Bluetooth 2.1, havendo inclusive compatibilidade com EDR.

Bluetooth 3.0 + HS

Versão lançada em abril de 2009, tem como principal atrativo taxas altas de velocidade de transferência de dados. Dispositivos compatíveis podem atingir a marca de 24 Mb/s de transferência. O “truque” para taxas tão elevadas está na incorporação de transmissões 802.11. Outra vantagem é o controle mais inteligente do gasto de energia exigido para as conexões. Apesar da expressiva evolução, o Bluetooth 3.0 é compatível com as versões anteriores da tecnologia.

As velocidades mais altas do Bluetooth 3.0 só podem ser alcançadas em dispositivos compatíveis com as instruções HS (High Speed), característica equivalente à relação entre o Bluetooth 2.0 (ou 2.1) e o EDR.

Bluetooth 4.0

As especificações dessa versão foram anunciadas em dezembro de 2009 e o seu principal diferencial está no aspecto da economia: o padrão é capaz de exigir muito menos energia quando o dispositivo está ocioso (ver mais em Bluetooth LE), característica especialmente interessante, por exemplo, para telefones celulares que consomem energia quando o Bluetooth não está sendo utilizado, mas permanece ativo. A ideia aqui, na verdade, foi fazer a tecnologia ser incorporada a dispositivos bastante portáteis e que, portanto, realmente lidam com pouca energia.

Apesar do foco em dispositivos do tipo, o Bluetooth 4.0 pode trabalhar com aparelhos mais exigentes, pois também engloba características do Bluetooth 3.0. A velocidade, inclusive, se manteve.

Bluetooth 4.1

Especificação que surgiu no final de 2013. O Bluetooth 4.1 é tido como uma revisão do Bluetooth 4.0, incorporando recursos que tornam a tecnologia ainda mais receptiva a dispositivos móveis, especialmente aqueles que se enquadram na chamada internet das coisas.

Aqui, a economia no consumo de energia ganhou mais importância. Por conta disso, o Bluetooth 4.1 traz características que o tornam menos exigente em relação ao uso de recursos, como um modo de trabalho que mantém o módulo de Bluetooth quase inativo quando o dispositivo é afastado de uma conexão, voltando ao estado normal somente quando a conexão é reestabelecida (funcionalidade já existente, mas que foi aperfeiçoada).

A velocidade máxima permanece em 24 Mb/s. Como o Bluetooth 4.1 consiste, basicamente, em melhorias feitas em protocolos e parâmetros, muitos dispositivos com Bluetooth 4.0 ganharam suporte ao Bluetooth 4.1 com uma simples atualização de software.

Bluetooth 4.2

Apresentado no final de 2014, o Bluetooth 4.2 trouxe diferenciais importantes. Entre outros protocolos, a versão tem pleno suporte ao IPv6 para tornar a tecnologia ainda mais relevante para a internet das coisas: câmeras de segurança, lâmpadas inteligentes, termostatos e outros dispositivos domésticos podem usar a tecnologia de modo otimizado para comunicação no mesmo ambiente ou para acesso à internet.

O Bluetooth 4.2 também usa criptografia do tipo FIPS (mais avançado) nas conexões e tem controle mais rigoroso da segurança, assegurando que apenas dispositivos devidamente autorizados se conectem a outros.

A velocidade de transferência de dados permanece padronizada em 24 Mb/s, mas o Bluetooth 4.2 suporta tráfego de dados maior, ou seja, os dispositivos podem enviar e receber mais dados ao mesmo tempo.

Bluetooth 5

O Bluetooth 5 foi apresentado oficialmente no final de 2016. Essa versão permite que dispositivos se comuniquem em distâncias de até 40 metros (relembrando, os padrões anteriores trabalham, em média, com até 10 metros, embora seja possível alcançar distâncias maiores neles). Além disso, aqui, a velocidade passou de 24 Mb/s para 50 Mb/s.

Bluetooth 5.1

O Bluetooth 5.1 permite serviços de localização mais eficientes, com precisão de centímetros. Com esse novo recurso, um dispositivo equipado com a tecnologia poderá sentir a direção de um sinal, o que representa um avanço no sistema atual baseado em proximidade ou posicionamento. A ferramenta vai funcionar da seguinte forma: um aparelho Bluetooth tem um conjunto de antenas, então ao medir a força dos sinais em cada uma, outro dispositivo consegue determinar qual é o mais forte e, assim, obter um vetor de direção.

Bluetooth 5.2

A tão aguardada versão 5.2 do Bluetooth traz mais velocidade; A transferência de dados torna-se duas vezes mais rápida do que no 4.0. Isso é muito importante para transmitir dados de maneira uniforme, contínua e rápida.

Além disso, é importante também destacar a distância. Na versão 4.0 conseguíamos nos afastar até 60 metros da fonte, distância que já era bastante interessante se comparada às versões anteriores. Mas agora isso é ainda mais. A tecnologia Bluetooth 5.2 permite que nos afastemos até 200 metros. Isso é quase quatro vezes mais. Logicamente, isso não significa que naquela distância funcione exatamente da mesma forma que estar colado e nem que possamos sempre conectar (qualquer obstáculo como uma parede diminui drasticamente essa distância).

Segurança

Quando o assunto é conexão sem fio, uma das maiores preocupações dos usuários é sobre a sua segurança. Por ser utilizado em distâncias mais curtas, de poucas dezenas de metros, o Bluetooth possui um esquema de segurança um pouco mais simples, já que está menos sujeito a interceptações. Ainda assim, as informações são criptografadas. De forma geral, o Bluetooth não é tão seguro quanto uma rede Wi-Fi, que possui protocolos de autenticação mais robustos, mas você não deve se preocupar tanto com isso.

Vantagens

A principal vantagem dos produtos Bluetooth é ser totalmente sem fios. Para quem tem o costume de guardar esses itens na mochila, sabe que sempre fica com muitos nós. Desenrolá-los faz você perder tempo e até desistir de usá-lo dependendo da situação. Além disso, existe também o fato de que essa prática de enrolar os fios causa danos e faz a durabilidade desse produto ser muito baixa do que o esperado. Alguns produtos, como fones de ouvidos, são modelos indicados para as pessoas que costumam realizar atividades físicas e não gostam que os fios fiquem puxando o celular durante o exercício. Na i2GO você encontra diversas opções de fones e caixas de som que se encaixam no seu gosto.

Um dos grandes destaques vai para o Fone De Ouvido Bluetooth Sem Fio TWS Air PRO Go I2GO Com Estojo De Carregamento

Ele proporciona um som nítido com graves profundos aliado à máxima experiência sem fios para você curtir suas músicas e atender chamadas.

– Tecnologia TWS: não precisa de fios para se conectar, com uma conexão estável e sincronizada

– Conexão sem fio: conecte a qualquer dispositivo compatível com o Bluetooth 5.0 para maior velocidade e alcance.

– Conector de Carregamento: Basta guardar seus fones no estojo para começar a carregar, sem nenhum cabo ou adaptador

– Fixação Magnética: mais segurança e firmeza enquanto carrega no estojo

– Bateria: até 3h de música e chamadas e 30h de stand-by

– Estojo Carregador: até 2 cargas extras para os seus fones e display de bateria restante

– Bass+ Graves Potentes: aproveite uma experiência sonora intensa com a tecnologia Bass+, que, aliada aos drivers de 6mm, proporciona graves poderosos e dinâmicos, além de um som nítido.

Considerações finais

O Bluetooth é uma tecnologia que, sem sombra de dúvidas, chegou para ficar. A tendência é que ela seja aprimorada cada vez mais com o passar do tempo e os problemas atuais sejam resolvidos em atualizações futuras.

Hoje em dia é muito difícil encontrar um produto tecnológico que não conte com o Bluetooth embutido. Os fios estão cada vez mais sendo deixados de lado, embora ainda existam pessoas que prefiram conexões cabeadas.

E você, já adotou a tecnologia Bluetooth como indispensável ou ainda prefere recorrer a boa e velha tradicional conexão com fio?